Out_Arquias [HUM853]

Investigación para los límites en arquitectura outarquias@us.es

Apelo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) à solidariedade internacional para com os /as Professores/as e Pesquisadores/as do Brasil

El grupo de investigación OUT_Arquias, en solidaridad con los investigadores y docentes universitarios brasileños, apoya la inicitiva del Profesor Boaventura de Sousa Santos de dar a conocer la grave situación que sus instuciones mantienen.
descarga llamamiento Português/Español/English
firma la petición
Apelo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) à solidariedade
internacional para com os /as Professores/as e Pesquisadores/as do Brasil
Pelo CES/UC, O Diretor Boaventura de Sousa Santos

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) apela à solidariedade internacional para com os/as Professores/as e Pesquisadores/as do Brasil no repúdio às iniciativas de desmantelamento do sistema público universitário e de apoio à pesquisa, em curso no Brasil. Pela estreita articulação que, ao longo dos anos, o CES/UC tem mantido com a academia brasileira, foi possível testemunhar o impacto do investimento público na última década e meia para o alargamento e qualificação de uma comunidade científica que deu significativos passos na excelência da produção científica, tecnológica e artística, na internacionalização e reconhecimento internacional do trabalho realizado e na capacidade para participar ativamente no processo de democratização do ensino (e do conhecimento) no Brasil.

Em face desse processo, é com imensa preocupação que se constata, nos últimos tempos, a implementação de cortes profundos e ameaças de destruição das instituições públicas de conhecimento e dos órgãos de fomento das atividades de pesquisa, criação e inovação, que colocam em causa tanto a situação profissional de professores/as, criadores/as e pesquisadores/as, como a sustentabilidade de um percurso de justiça social e cognitiva no sistema de ensino e ciência do Brasil. Em particular, recebemos com preocupação, angústia e indignação muitas notícias desmoralizadoras sobre os problemas hoje enfrentados pelos/as colegas da academia brasileira: salários em atraso, degradação de condições de ensino, pesquisa e extensão, cortes nos incentivos à internacionalização de professores/as e estudantes, ameaças de fecho ou privatização de universidades públicas, suspensão de concursos docentes e de servidores, redução das políticas de inclusão social de grupos desfavorecidos no espaço universitário.

Neste quadro, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) apela à comunidade internacional académica para que manifeste o seu apoio aos colegas do Brasil e às lutas pela dignificação e reconhecimento do papel social das instituições de pesquisa e ensino naquele país. Solicitamos, em especial, que assinem a petição online, redigida em três línguas, para assegurar a máxima difusão e o maior número de assinaturas. Em devido tempo, entregaremos às autoridades brasileiras este apelo.

 

 

 

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Anuncios

No comments yet»

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: